quinta-feira, 18 de abril de 2013

Mt 6:24: Sexo e Dinheiro: Vício


Você já notou o poder de viciar que o sexo e o dinheiro possuem?

A dinâmica do vício começa com seu olhar para alguma coisa que foi criada por Deus, para lhe dar algo que não era intuito ser dado a você. Você pode se desencorajar rapidamente e sabiamente abandonar essas esperanças, ou você, como num ciclo, volta e volta para ele. A partir deste ponto você começa a viajar na estrada do vício.

A coisa criada lhe causará um breve estado de euforia. Ela lhe proporcionará prazer, fará você se sentir bem e até fazer que veja seus problemas como nem tão ruins assim. Você se sente o máximo!

O problema disso tudo é que esta coisa criada não tem capacidade de satisfazer seu coração. Não foi feito com este propósito. Não pode lhe proporcionar paz, real contentamento, satisfazer seus desejos. Em uma palavra, não pode ser seu salvador. De fato, se você olhar para algo como salvador sem ser o Salvador, você estará o tornando seu mestre.

Em função do curto tempo de regozijo que a coisa criada lhe traz, você tem de frequentemente voltar a ela. Antes mesmo que perceba, você já gastou um bom dinheiro, tempo, energia em algo que não pode lhe dar a satisfação que procura. Mas por causa do prazer causado todas as vezes nestes curtos espaços de tempo, você se convence que não pode viver sem a coisa criada.

A coisa que uma vez você DESEJOU,
agora lhe persuadiu para acreditar que você PRECISA.


Sexo é extremamente prazeroso, mas não pode satisfazer seu coração. Um dinheiro extra pode lhe fazer sorrir, mas não pode lhe dar verdadeira alegria. O toque de outra pessoa em sua pele pode estimular seu corpo e coração, mas nunca lhe preencherá. Dinheiro tem o poder de mudar algo em sua vida, mas não tem a habilidade de lhe fazer uma pessoa melhor.

Saiba você ou não, todo ser humano está em busca de um salvador. Estamos todos movidos por uma busca de identidade, paz interior, e algum tipo de significado e propósito. Todos nós buscamos por isso em algum lugar. Eis a essência da questão: Procurar na criação para ter o que somente o Criador pode lhe dar sempre resultará num tipo de vício. A coisa que você esperava lhe tornará servo dele. O que parecia liberdade acaba sendo escravidão.

 "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro" (Mt 6.24)

Que eu não me esqueça:
  1. Não existe um coração vazio. Ou ele é preenchido pelo real salvador, ou por algo que eu coloquei no lugar dEle.
  2. Nenhum alegria se compara com a alegria em Deus.

Este post foi uma livre tradução do texto de Paul Tripp, recebido por e-mail: Wednesday Word, Addiction - 17/04/2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário